Alerta
A epístola de S. João é muito importante, junta com as epístolas de S. Pedro e Colossenses, aviva o amor que o Senhor colocou nos nossos corações e que no tempo de trevas vai arrefecendo nos corações dos fiéis, por causa das preocupações do mundo.
Avivamos esse Grande Amor.
Ainda os Evangelho de S. João e S. Lucas nos trazem grandes ensinos.
Instruções directas de Jesus param todos Seus discípulos.
Aqui fazemos uma pausa para examinarmo-nos a nós mesmos se na verdade ainda seguimos Cristo (nas aflições, nas provações, na Santidade, no Amor, se aceitamos a disciplina da Sua Palavra Santa e Pura)
O livro de Timóteo alerta (apresenta-te a Deus provado e aprovado passamos ou não na provação na nossa vida? Ou seja uma contrariedade? Senão passamos nessa prova, logo vem outra mais difícil.
Deus castiga? Não, mas está escrito que passamos no forno e, se nossas obras aqui na terra forem de palha ou madeira logo se deterioram, mas se nossas obras forem de ouro, ou prata, então estas passam no fogo.
Discernimos as obras que passam no fogo:
Paciência, tolerância, bondade, dar a mão ao fraco e abatido e outras parecidas.
O que fazemos para bem dos necessitados, (todos necessitamos da Infinita Misericórdia de Deus), fica escrito no Céu nos Livros das Obras. Se nosso nome já está inscrito no Livro da vida, ao reconhecermos Jesus nosso único Senhor, passamos ao dever das nossas obras de acordo com a Misericórdia e, Santidade de Deus, movidos Pelo Espírito Santo, essa Pessoa Maravilhosa que nos ajuda, nos acompanha quando com Ele conversamos , o Ser que O Pai enviou à terra depois de Jesus subir, nosso Ajudador.
O livro de Coríntios alerta «Por essa razão há no meio de vós muitos doentes e enfermos, por não reconhecerem o Corpo de Cristo»
Conforme, o corpo é constituído por mãos, pés e, todos os órgãos fazem parte do mesmo corpo, se o pé está dolorido todo o corpo sente. Todo o corpo está bem ajustado pelas juntas e medula, assim Jesus nos chama, para que Seus membros fiquem bem ajustados no amor.
Se, no lugar de procurar defeitos no nosso semelhante, passamos a procurar virtudes, tudo nos vai bem ainda, com tribulação, mas Jesus disse «no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo Eu venci o mundo»
Jesus foi bem explícito, mostrando também para seguirmos Seu exemplo de humildade e mansidão.
Ele foi acusado e confrontado por fazer somente o bem, mas nunca respondeu a Seus adversários, simplesmente, entregava tudo ao Pai e mesmo assim dizia: perdoa-lhes Pai que não sabem o que fazem. E ainda, vós quereis matar-me porque faço o bem.
Jesus estava a olhar para as hostes espirituais da maldade agindo nos Lugares celestiais e não apontava nenhum humano.
Sim, porque todo o ser humano tem virtudes.
Vigiai e orai, primeiro, vigilância, como estão os sentimentos no coração (ira, falta de perdão incredulidade, impiedade, ou seja, passar por largo do necessitado, como fazia o religioso tudo isto é pecado) o pecado faz separação de Deus e, abre as brechas para o maligno entrar.
Está nas nossas mãos fechar ou abrir a porta ao maligno? Fechar ou abrir o coração deixar Jesus entrar.
Como nos examinamos? Se nossas atitudes forem incorrectas, injustas, como está o amor de Cristo em Nós?
Temos fraquezas? O Espirito Santo está a nosso lado para nos ajudar.
Se quisermos e lhe pedirmos.
Se gritar afasta-o, se existir humildade Ele volta.
Experimente com uma pomba. Veja a reacção da mesma.
Assim, O Espírito do Senhor é sensível.
O livro de Romanos, Gálatas e Coríntios nos instrui.
Actos dos apóstolos nos mostram as maravilhas de Deus.
Hebreus, nos instrui a verdadeira fé e, como conhecer e valorizar a Jesus Cristo como único Mediador entre Deus e os Homens.