Juntamos Gálatas 4 e romanos 8 para explicar dores de parto e o gemer do Espírito. Em Gálatas temos a explicação, quando Paulo sente dores de parto por aqueles homens que ainda, queriam ficar debaixo da lei fugindo à graça dada por Jesus Cristo.
Esta mensagem hoje surgiu após um homem comunicar dores no fundo da barriga. O Espírito de Deus revelou que seriam dores de parto. Foi aconselhado a prostrar-se a sós no quarto e, deixar o Espírito gemer através dele em favor da pessoa com quem ele esteve e, que se queixou de certas coisas com mau sentido. Ora este homem já tinha recebido uma cura Divina em tempos atrás e, conhecia a Palavra. O Espírito moveu-se dentro de seu ser, provocando dores insuportáveis. Um homem não sabe o que são dores de parto mas sente-as na hora em que dói ao Espírito.
Uma vida condenada por seus erros, homens sem escrúpulos acusando outros inocentes. Não devemos aceitar acusação sem que a pessoa em causa esteja presente para se defender.
Só tinha uma saída: Deixar o Espírito gemer com gemidos inexprimíveis, como diz adiante, Romanos 8. Muitas vezes, a dor do espírito é tão grande que não sabemos como orar. Aí, é só retirarmo-nos e, clamar Jesus prostrado. Deixar-se mover pelo Espírito e gemer até aliviar. Passado algum tempo, este homem aliviou mas ficou a sentir -se moído. Aquela pessoa com quem ele esteve era um homem que acusava e fazia injustiças. O Espírito sentiu essa dor e quem ficou com essa dor, só teve de se deixar mover uma vez que tem o Espírito de Cristo Nele.
Sei que dores são essas, já senti algumas vezes. Certa vez, fizeram-me tão grande injustiça que a dor e o gemido demorou cerca de duas horas. Perguntamos: Então não deveria ser a pessoa que faz o mal a sofrer assim? Na verdade, o Espírito de Deus move-se nos corações humildes e, os humildes são os que sentem. Por falta de conhecer, corre-se para tantos lugares e o espírito quer mover-se para livrar da condenação. Quando existem pessoas que os pés correm para o mal através de conversações, acusando e julgando a verdade é que os humildes sentem as dores nos pés.
Está escrito que Deus aborrece o pecado mas, abomina os pés que correm para o mal. Muitas das vezes, cria-se um boato contra alguém, o que isso é? Pés que correm para o mal. Abominação para Deus. Saíamos rápido das enfermidades, porque se lhe dermos vida ficam agarradas. Deixemos o Espírito agir através do clamor. Jesus socorre-nos e livra-nos da condenação.
Vamos ler as passagens bíblicas seguintes e entender se já somos filhos de Deus. Temos direito à cura, a sermos livres. Fujamos de tudo que nos quer prender. Pensamentos livres, coração livre de maus intentos. Não somos escravos, Jesus nos libertou.
Um dia alguém me disse que, eu estava doente com uma constipação brutal e prontificou-se a voltar a minha casa para me ajudar no dia seguinte. Respondi com dificuldade: obrigada mas amanhã estou bem com a Graça de Deus. Deitei, li passagens Bíblicas de cura e, levantei de manhã muito bem. Quando a vizinha chegou comentou: “Bem disse você que estaria bem”. Também, essa situação me ajudou no futuro. Experiências que nos fortificam.
Este acontecimento em 1994, com uma fé muito fraquinha mas, que dentro da promessa divina tomei posição. Até essa data, eu fazia altas temperaturas febris, mas de acordo com o conhecimento, que Jesus curou a febre da sogra de Pedro, eu sabia que Ele era o mesmo e coloquei-me na posição de certeza, pedindo e recebendo.
Vamos ler Gálatas 4 e podemos entender:
————————-
Gálatas 4
Digo porém, que enquanto, o herdeiro é menor de idade, em nada difere de um escravo, embora seja dono de tudo.
2 No entanto, ele está sujeito a guardiões e administradores até o tempo determinado por seu pai.
3 Assim também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos princípios elementares do mundo.
4 Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei.
5 A fim de, redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adopção de filhos.
6 E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”.
7 Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro.
8 Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses.
9 Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez?
10 Vocês estão observando dias especiais, meses, ocasiões específicas e anos!
11 Temo que os meus esforços por vocês tenham sido inúteis.
12 Eu lhes suplico, irmãos, que se tornem como eu, pois eu me tornei como vocês. Em nada vocês me ofenderam.
13 Como sabem, foi por causa de uma doença que lhes preguei o evangelho pela primeira vez.
14 Embora, a minha doença lhes tenha sido uma provação, vocês não me trataram com desprezo ou desdém; pelo contrário, receberam-me como se eu fosse um anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus.
15 Que aconteceu com a alegria de vocês? Tenho certeza que, se fosse possível, vocês teriam arrancado os próprios olhos para dá-los a mim.
16 Tornei-me inimigo de vocês por lhes dizer a verdade?
17 Os que fazem tanto esforço para agradá-los, não agem bem, mas querem isolá-los, a fim de, que vocês também mostrem zelo por eles.
18 É bom sempre ser zeloso pelo bem e, não apenas quando estou presente.
19 Meus filhos, novamente, estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês.
20 Eu gostaria de estar com vocês agora e mudar o meu tom de voz, pois estou perplexo quanto a vocês.
21 Digam-me vocês, os que querem estar debaixo da lei: Acaso vocês não ouvem a lei?
22 Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre.
23 O filho da escrava nasceu de modo natural, mas o filho da livre nasceu mediante promessa.
24 Isso é usado aqui como uma ilustração; estas mulheres representam duas alianças. Uma aliança procede do monte Sinai e gera filhos para a escravidão: esta é Hagar.
25 Hagar representa o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à atual cidade de Jerusalém, que está escravizada com os seus filhos.
26 Mas a Jerusalém do alto é livre e, essa é a nossa mãe.
27 Pois está escrito: “Regozije-se, ó estéril, você que nunca teve um filho; grite de alegria, você que nunca esteve em trabalho de parto, porque mais são os filhos da mulher abandonada do que os daquela que tem marido”.
28 Vocês, irmãos, são filhos da promessa, como Isaque.
29 Naquele tempo, o filho nascido de modo natural perseguia o filho nascido segundo o Espírito. O mesmo acontece agora.
30 Mas o que diz a Escritura? “Mande embora a escrava e o seu filho, porque o filho da escrava jamais será herdeiro com o filho da livre”.
31 Portanto, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.
—————
Romanos 8
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
4 Para que, a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
5 Porque os que são segundo a carne, inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
10 E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
11 E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também, vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
12 De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis, mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e, co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
19 Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
20 Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
21 Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente, com dores de parto até agora.
23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
24 Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança, porque o que alguém vê como o esperará?
25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
26 E da mesma, maneira também, o Espírito ajuda as nossas fraquezas, porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito e, é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente, para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
29 Porque, o que dantes conheceu também os predestinou, para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de, que ele seja o primogénito entre muitos irmãos.
30 E aos que predestinou a estes também chamou e, aos que chamou a estes também justificou e, aos que justificou a estes também glorificou.
31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus e, também, intercede por nós.
35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia, somos reputados como ovelhas para o matadouro.
37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir.
39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.