No salmo 51 o salmista dizia «Senhor cria em mim um coração puro, renova em mim um Espírito recto e não retires de mim Teu Espírito Santo». Esta palavra tem um sentido tão profundo da necessidade que nós ser humano temos do espírito de Deus em nós.
Podemos comparar esta passagem com o evangelho de quando tantas pessoas seguiam Jesus por ver as maravilhas os milagres que Ele operava, é verdade mas quando chegou a hora de Jesus prepará-los para serem seus seguidores fazendo a vontade do Pai, o que aconteceu?
De tantos seguidores que íam ouvindo verdades que os fariam mudar seu estado lastimoso de vida que levavam. Aconteceu um a um foram-se voltando as costas e foram embora.
Vemos também quando Jesus curou 10 leprosos somente um ficou para agradecer, que foi feito dos nove? Os nove foram embora, já estavam curados. Hoje o ser humano procura um favor de Deus na aflição mas depois volta as costas ou seja na aflição do semelhante volta as costas tendo como ajudar.
Dos setenta seguidores de Cristo os que foram embora estavam agarrados demais aos tesouros da terra. As enfermidades voltam o estado da pessoa que volta as costas ao Senhor piora, pois não usa de compaixão para com o semelhante como Deus usou de compaixão. Eles acharam que seria melhor assim para eles pois a verdade começou a fazer comichão no ouvido. Assim diz a Palavra de Deus que a verdade faria comichão nos ouvidos de todos aqueles que querem seguir seus próprios caminhos.
Dos 70 seguidores só restaram 12, estes doze o Senhor voltou-se para eles e perguntou, «Também quereis ir embora?». Estes responderam: para onde iremos nós Senhor se Tu só tens as Palavras de vida eterna.
Estes doze foram na vida caminhando nas aflições, perseguições mas não baixaram as armas que O Senhor lhe deu, a armadura que está descrita em Efésios capitulo 6 versos 10 a 18.
A armadura é credível mas temos de usar armadura toda, nessa armadura completa-se no orar em Espírito, muita importância ou toda a importância é dada ao Espírito Santo da verdade.
Na verdade os que voltam as costas Ao Senhor, a Palavra Sagrada ficam perdidos sem a direcção Divina.
Como Jesus subiu e prometeu Seu Espírito a todos os que o seguem fazendo as boas obras de caridade com os olhos da fé esperando alcançar as promessas.
Esse mesmo Espírito é aquele que Operava através da pessoa de Jesus e que opera através de cada vida que se deixa mover por Ele.
O salmista clama: «Senhor não retires de mim Teu Espírito Santo».
Todos nós devemos ter consciência e clamar com o sentimento das profundezas «Senhor não retires de mim Teu Espírito Santo da verdade».
Esse mesmo Espírito é quem nos defende e nos guia.
Em Efésios capitulo 6 verso 18 «Sujeitai-vos a Deus e o diabo fugirá de Vós» esta sujeição esta submissão a Deus é que Ele tem Todo o Poder e na submissão O Senhor afasta nosso adversário.
Temos a passagem «quando o adversário vier como uma torrente o Espírito do Senhor em fuga o meterá.»
Quem põe o adversário em fuga? O Espírito de Deus é quem faz a Obra, mas tem um se nos submetermos a Deus.