Ensino do livro de Tiago

A carta do Apóstolo Tiago mostra-nos uma humildade quando se apresenta como servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo. Mesmo sendo filho de Maria mãe de Jesus, que por sua vez se tornou em apóstolo seguindo as instruções de seu irmão o Senhor Jesus.

A carta do Apóstolo Tiago concede-nos uma exortação moral, que ao aceitarmos a exortação mudamos nossa vã maneira de viver. Passamos a colocar em prática o que aprendemos.

No Evangelho de S. Mateus capítulo 5 verso 7 exorta-nos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque estes alcançarão misericórdia. Tiago exerce misericórdia no capitulo 1 versos 21 e 22; «Rejeitai toda a malícia e a impureza e recebei com mansidão a palavra em vós semeada que serve para salvar vossas almas».

Sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes, não vos enganeis a vós mesmos. Aquele que escuta a palavra sem a realizar, assemelha-se a alguém que comtempla no espelho a fisionomia que a natureza lhe deu. Comtempla-se no espelho e mal sai dali esquece-se como era.

No sermão da Montanha Jesus exorta; não sede só ouvintes da Palavra mas sim praticantes. Depois destas exortações como ficamos? ainda queremos ouvir o Senhor? ou queixamo-nos que o Senhor não fala connosco. Capitulo 2; 7 exorta á liberdade cristã. Que liberdade é esta? liberdade de fazer o bem sem distinguir pessoas.

Fazemos bem aos ricos onde esperamos recompensa? ou faremos bem aos que nada têm para nos recompensar?

Avançamos para a frente se reconhecemos até aqui nossa forma de viver. Se ainda não, então façamos uma paragem por aqui até cumprirmos esta parte.

É importante só assim podemos avançar nossa vida com Cristo. Este Tiago que nos exorta é o Apóstolo irmão do Senhor. Resta-nos a dúvida de ser irmão de Jesus?

Temos um exemplo em Gálatas capítulo 1, verso 19. O apóstolo Paulo vai a Jerusalém para se encontrar com outros apóstolos, mas quando lá chega somente encontra Cefas e passados quinze dias encontra o apóstolo Tiago irmão do Senhor.

A Bíblia relata o Tiago irmão de João que foi martirizado antes deste Tiago irmão de Jesus escrever esta epístola.

Os irmãos de Jesus ainda duvidavam quando o senhor Operava Milagres. Como irmão de Jesus creu após a Ressurreição. Avançamos para próximo capítulo e sucessivos.

No capítulo 2 Tiago fala sobre algumas passagens das cartas de Romanos e Gálatas, em que alguns deturpam a Palavra para justificar uma vida fácil.

Os termos que Tiago usa, são uma responsabilidade para o povo viver com espírito cristão coerente.

Analisamos o capítulo 1 que nos ensina a viver com atitudes correctas nas provações. Provações? sim. Senão passa provação não está no caminho certo da prática da Palavra.

E alerta a colocar em prática toda a Palavra.

Depois passamos ao capítulo 2 colocamos em prática a caridade para com todos sem excluir pessoas e junta com uma fé viva acompanhada de obras. A fé sem obras é morta e vice-versa.

Capítulo 3 exorta a domarmos nossa língua, em cada palavra há poder, também exorta a buscar a Sabedoria do Alto, porquanto a sabedoria terrena é animal.

Capítulo 4 mostra a origem das discórdias que vêem das paixões que lutam com nossos membros. «Pedis e não recebeis, porque pedis mal, com o fim de receberdes para vossas paixões ». Também aprendemos a evitar nossa presunção.

Capítulo 5 exorta os ricos, os que vivem amealhando tesouros terrenos; exorta sobre a Vinda do Senhor, abster-se de fazer juramentos, assim como explica a unção com azeite para cura e perdão. No final o Apóstolo insiste á perfeição Quando Jesus subiu deixou instruções para discípulos fazerem discípulos e não deixar o povo corromper-se com as paixões do mundo.

Este livro de Tiago leva-nos a avançar nas áreas que desleixámos.

O Espírito Santo faça o impossível entronizando a Palavra viva em cada coração para Glória do Senhor.