Sempre que Deus fala Ele o Senhor de todas as coisas espera uma resposta da nossa parte;
«Quando compreendo as verdades espirituais é porque o Espírito Santo está a operar na minha vida» esta a frase que devemos ter em nossa vida acompanhada da realidade.
Hebreus 1;1 e 2 diz; «havendo Deus antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras aos pais pelos profetas, falou-nos nestes últimos dias pelo Seu Filho Jesus»
Nos Evangelhos Deus falou-nos através do Seu Filho Jesus, o Evangelho de S. João começa.
No principio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus.
E o verbo se fez carne e habitou entre nós João 1,1a 14. «Deus tornou-se carne na pessoa de Jesus Cristo». João 1,1- 4.
Os discípulos teriam falhado se dissessem . «É maravilhoso conhecer-te Jesus, mas o que nós queríamos mesmo era conhecer o Pai».
Filipe começou mesmo a dizer «Senhor mostra-nos o Pai o que nos basta» (João 14;8)
Jesus respondeu. (Não me conheces Filipe, mesmo depois de estar entre vós durante tanto tempo. Todo aquele que me viu, também viu o Pai. Como podes dizer; mostra-nos o Pai?
Não acreditas que Eu sou o Pai? e que o Pai está em mim? As Palavras que vos digo não são apenas minhas. Antes é o Pai vivendo em mim que faz a obra (João 14; 9 e 10)
Quando Jesus falava O Pai estava a falar através Dele.
Quando Jesus fazia um Milagre era o Pai que estava a fazer a Sua Obra através de Jesus.
Como Moisés tinha estado face a face com Deus na sarça ardente, os discípulos estiveram face a face com Deus numa relação pessoal com Jesus. Este encontro foi um encontro com Deus. Ouvir Jesus era ouvir Deus.
As narrativas dos Evangelhos .Deus estava em Cristo Jesus. Deus falava por Jesus. Quando os discípulos o ouviam, eles estavam a ouvir Deus.
Quando Jesus falava esse era um encontro dos discípulos com Deus. Esta explicação leva-nos a entender como Deus fala hoje connosco. Se abrirmos os Evangelhos nas passagens (instruções de Jesus) estamos a ter um encontro pessoal através da Palavra . As instruções são as mesmas para hoje.
Deus fala Pelo Espírito Santo. .Quando avançamos dos Evangelhos para Actos dos Apóstolos, avançamos para o presente, mudamos frequentemente todo o nosso modo de pensar.
Vivemos como Se Deus tivesse deixado de falar pessoalmente ao Seu povo e não nos apercebemos de que um encontro com o Espírito Santo é um encontro com Deus, que falou claramente ao Seu povo nos actos dos apóstolos como fala hoje em dia. Desde o tempo dos Actos até ao tempo presente. Deus tem-nos falado através do Espírito Santo.
O Espírito Santo faz habitação na vida dos que crêem na Palavra Sagrada( Não sabeis vós que sois templo do Espírito de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós)
(1º Coríntios 3,16). Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espirito Santo que habita em vós ). (primeira a Coríntios 6,19) Visto que Ele está sempre presente nos que crêem, pode falar-lhe claramente a qualquer momento.
Actos dos Apóstolos capitulo 2 encontramos a descida do Espírito Santo. Podemos ver que depois de Sua descida Ele foi dado a cada um que crê verdadeiramente no Filho de Deus. Jesus quando subia ao céu disse que não nos deixava órfãos mas sim rogava ao Pai e o Pai enviava o Consolador o Espírito Santo que nos ensinaria todas as coisas e ainda que todo aquele que cresse Nele (Jesus) faria as mesmas obras e maiores do que Ele fez pelo mesmo Espírito, pois o Espírito de Deus pousava sobre Jesus e pousa na vida dos que crêem e se deixam mover com mansidão e verdade.
Já estudamos Deus a falar ao Seu povo.
Reveja »Deus fala»
Já estudamos Deus falar ao Seu povo. Eis algumas ideias chaves que observámos:
No Velho Testamento Deus falou de muitas maneiras diferentes
Nos Evangelhos Deus falou através de Seu Filho
Nos Actos e no presente Deus fala através do Espírito Santo
Deus fala pelo Espírito Santo através da Bíblia, da oração, das circunstancias e do Seu povo, para revelar os Seus propósitos e Seus caminhos. conhecer a Voz de Deus resulta uma relação intima de amor com Ele
Deus fala quando tem um propósito em mente para nossas vidas
O momento em que Deus lhe fala, é o momento preciso em que Ele quer que lhe responda
O momento em que Deus lhe fala é o momento de Deus
Tem estado a responder aquilo para que Deus tem chamado sua atenção? Como caracteriza a a resposta que tem dado á sua liderança?
Qual acha ser seu grande desafio neste momento?
Quando Deus falou a Moisés foi importantíssimo.
Quando Jesus falou aos discípulos e o que eles fizeram a seguir também foi importante
O que fizer depois do Espírito Santo de Deus lhe falar através de Sua Palavra tem a mesma importância. O problema é quando o Espírito de Deus nos fala e entramos em questões-Moisés travou uma questão com Deus e isso
limitou-o para o resto da vida: Moisés teve de falar ao povo através de seu irmão Araão (Êxodo 3;11 e 4;13. 14 e 16)
Moisés recebeu instruções de Deus e questionou Deus,( quem sou eu que vá a Faraó e tire do Egipto os filhos de Israel?)
Se Moisés tinha ordenança de Deus nada tinha a temer pois Deus é quem põe as palavras na boca de quem envia e toma o controlo da situação.
Hoje O senhor diz. Não temeis o que responder porque o Meu Espírito colocará as palavras em tua boca.
Jesus disse sobre O Espírito Santo ( mas aquele consolador, o Espírito Santo que o Pai enviará em Meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo que tenho dito ( João 14,26)
O Espírito Santo testificará a respeito de Jesus( João 15,26)Ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há-de vir. Ele me glorificará, porque há-de receber do que é Meu e vo-lo há-de anunciar (João 16,13 e 14.) O espírito anuncia os acontecimentos antes que aconteçam.
O Espírito de Deus é o Espírito da verdade, é bom saber que no mundo também está o espírito do erro, da mentira, e Jesus alerta que pelos frutos se conhece os que são Dele de Jesus, nem todo o que diz senhor senhor entrará no Reino dos céus, não acrediteis em tudo, examinai as Escrituras, para que não sejais enganados.
E Se o Senhor não abreviar os dias até muitos dos escolhidos seriam enganados.
No velho testamento os encontros com Deus foram com acontecimentos. O encontro com Jesus foi o encontro dos discípulos
com Deus e do mesmo modo o encontro com o Espírito Santo é nosso encontro com Deus. Agora que nos foi dado o Espírito Santo É Ele que nos guia em toda a verdade e nos ensina todas as coisas. Podemos compreender toda a verdade espiritual devido à Obra do Espírito Santo na nossa vida.
Não é possível compreender a Palavra de Deus se o Espírito Santo não nos ensinar. Quando chegamos à Palavra de Deus o próprio autor estará presente para nos instruir.
Nunca descobrimos a verdade porque a verdade é revelada pelo Espírito da verdade. Quando o Espírito Santo nos revela a verdade Ele não nos está a conduzir para um encontro com Deus, mas sim Estamos a ter um encontro com Deus.
Vamos rever o que sente que Deus lhe está dizer com regularidade. Se Deus fala e você ouve e não responde, pode chegar o momento que vai deixar de ouvir Sua voz. A desobediência pode levar á fome de ouvir As palavras De Deus ( Amós ,8,11 e 12. é bom meditar em Amós e fazer uma pausa para rever seu interior.
No livro de Samuel 3,19 Quando Samuel era rapazinho Deus começou a lhe falar ( e crescia Samuel e o Senhor era com ele e nenhuma das suas palavras deixou cair em terra).
Seja como Samuel, não deixe uma única das palavras do Senhor falhar sua missão de o levar a fazer ajustamentos na sua vida. Então Deus fará de si e através de si tudo o que Ele lhe diz.
Jesus ensina em (Lucas 8, 5 a 15) a parábola do semeador e das sementes. A semente que caiu em bom terreno representa aquele que ouve a Palavra de Deus a retém e produz fruto.
então disse Jesus ( vede pois como ouvis porque a qualquer que tiver lhe será dado e a qualquer que não tiver até o que parece ter ser-lhe-á tirado ( Lucas 8;18). Se ouvir a Palavra de Deus e não a aplicar até aquilo que pensa que tem lhe será tirado. Cuidado ao modo como ouve a Palavra de Deus. Tome Já uma decisão de quando ouvir o Espírito Santo a falar consigo deve fazer o que Ele diz. o Salmista David diz no salmo 51 Senhor não retires de mim o Teu Espírito Santo. a importância do Espírito Santo em nossa vida livra-nos da morte. Este é o momento de analisarmos se o espirito Santo da vida ainda ´habita em nós.
Ele é tão sensível não pactua com mexericos nem traições, Ele é puro e habita em coração sem maldade sem maus intentos.
Ore e peça a Deus para identificar uma ou mais afirmações nas passagens bíblicas que Ele quer que compreenda, aprenda ou pratique. Medite;
Nunca descubro a verdade ,ela é-me revelada pelo Espírito de Deus. Sem O Espirito de Deus nada posso fazer ,necessito de seu companheirismo e de Sua ação através de meu ser.
Deus nos ama com tanto fervor que deu Seu Filho unigénito para ir á cruz em nosso lugar, Respeitemos-lo só Ele é digno de respeito, mostramos esse respeito através de respeitarmos nosso semelhante sem procurar defeitos.
Hoje é o dia de procurar encontrar Cristo no olhar de seu semelhante.
O espírito do erro conduz à perdição ás desavenças à inimizade. O Espírito de Deus conduz à salvação ao amor sem acepção de pessoas a uma amizade para com Deus e os homens onde se ouvirá Jesus dizer-Vinde benditos de Meu Pai para o reino que está reservado para os que me amam.