Este ensino é longo mas importante, não vamos passar ao lado, não vamos ser cisternas rotas onde a Palavra entra por um lado e sai pelo outro, assim só utilizamos a Palavra conforme nossos interesses. Utilizamos para corrigir alguém e nós esquecemos de a praticar.
A Palavra diz: Sende irrepreensíveis.
Ah! é difícil! Se é difícil praticá-la então porque insiste a corrigir os outros?
Cuidado com a cova que podemos abrir para nós mesmos. O Senhor é tão misericordioso que atende ao coração completamente rendido arrependido para uma mudança de forma de viver.
Como explicamos o pecado e o sofrimento. Se há um Deus tão Grande suficientemente Poderoso para fazer algo em relação a estes?
O livro de Job apresenta-nos o sofrimento de Job na prova, a explicação de três amigos deste e ainda um quarto homem que resume a situação do sofrimento de Job e finalmente Deus fala com Job e este reconhece que nós não precisamos tanto de respostas para os problemas da vida como do próprio Deus, Job reconhecendo a razão de Deus, foi curado e recebeu bênçãos espirituais e materiais mais do que aquilo que antes possuiu, valeu-lhe a humildade nos momentos difíceis e o reconhecimento que estando na Mão de Deus pode sofrer mas está seguro.
Job era homem de bom carácter, temente a Deus e se afastava do mal, tinha filhos e abastança de animais e ainda tinha ao seu serviço um número considerável de pessoas, um homem rico naquele lugar.
Mostra ainda que tendo pessoas ao seu serviço não era pessoa opressiva, (hoje a maior parte de homens são opressivos para com os empregados, mas estes não alcançarão a misericórdia, como fazem assim recebem) mas Job tratando bem a todos, homem compassivo usando de piedade de compaixão.
Tão temente a Deus que todos os dias pedia a Deus perdão pelos filhos. Ele pensava que estes jovens tenham pecado e tenham ofendido a Deus nos seus corações.
Sabemos que sendo um homem de coração recto Satanás só queria acabar com ele, assim é com os humildes agradam a Deus e o inimigo fica furioso, mas temos uma certeza enquanto agradamos a Deus Ele é Fiel e Justo para nos livrar do mal e nos guardar. Na vida de Job Deus permitiu que Satanás o tocasse somente onde e até quando Deus permitiu.
Mas Job passou uma prova. Assim é com o povo de Deus passa fornalha de fogo para se apresentar diante de Deus provado e aprovado.
Será que passamos as provas com paciência para passarmos no exame.
Na escola vai a exame e sai aprovado ou reprovado?
O exemplo de Job nos encoraja nas provas que passamos, pois se passamos pacientemente o maligno não pode vencer ele tem os limites traçados por Deus conforme nossa obediência ao Senhor.
Se julgamos e nos intrometemos no alheio é uma porta aberta para o inimigo avançar.
Fechamos a porta do maligno quando aceitamos as instruções e correcções da Palavra do Senhor que nos ensina Amá-lo acima de todas as coisas, mesmo todas as coisas, amar o próximo como a nós mesmos, se nos encontramos nesta fase o Senhor nos defende.
Os deleites e vaidades são o deus que rouba a Glória do Senhor.
Se passamos prova devemos sentir alegria, isso prova que agradamos a Deus e Ele quer colocar-nos num nível superior mas para isso a provação transforma-nos para nosso carácter lhe agrade.
Meditando no livro de Job encontramos como Deus permitiu Satanás tirar-lhe tudo e ainda feri-lo com chagas dolorosas. Satanás satisfeito com autorização de Deus Todo Poderoso pensou: Job vai revoltar-se com as perdas e vai blasfemar de Deus e é aí que vai acabar! Mas Deus conhecia perfeitamente o coração de Job e esta qualidade de carácter iria levar Job a submeter-se a Deus mais ainda.
E nós que fazemos no dia-a-dia perante situações contrárias á nossa vontade? Vamos deixar Deus Reinar em nossas vidas submetendo-nos com humildade e gratidão.
A sociedade tem tendência a olhar ao alheio e querer igual ou mais e melhor! Aqui está a brecha para Satanás roubar.
Sujeitai-vos ás coisas humildes e ajudai necessidades para que o inimigo não venha a roubar e a destruir totalmente.
Só de pensar que em doença incurável aos humanos, a mente é um instrumento muito importante para vivermos, esta pode ficar afectada por o sistema do mundo. Mas o sistema de Deus concede mente sã.
Ao analisarmos as psiquiatrias vamos dizer (coitada/o) que adianta, mas isto sirva para analisarmos nossa vida a tempo. Visitas de nada servem, é necessário verdadeiro arrependimento enquanto é tempo.
Um rapto na família, ou doença incurável é destruição total para quem amealhou, amealhou sem confiar totalmente no Senhor! Sim confia-se totalmente, ou parcialmente?
O mundo age de forma errada e nós seguimos o mesmo ou olhamos para cima para quem tem Todo o Poder?
Á frente vamos descrever as chamadas de atenção de um amigo de Job e vamos com certeza ver a realidade que ainda não descobrimos quando meditarmos ponto por ponto.
Vejamos o capítulo 1 Job sujeito á primeira prova. Aqui ele perde todos os animais as riquezas, os filhos, veio fogo do céu, veio ventos fortes, enfim tudo aquilo que o homem não domina.
A segunda prova foi uma má doença na pele que se rapava todo.
A própria mulher de Job o incentivava a blasfemar de Deus, este sempre recusou. Aqui Job pretendeu agradar a Deus e não ao homem mesmo sendo sua própria mulher.
O Novo Testamento nos ensina agradar a Deus mesmo que soframos desprezo do que agradar aos homens do mundo, aqui é muito importante aprendermos sobre a Sabedoria de Deus no Livro de Tiago que mostra diferença entre Sabedoria do Alto e da sabedoria do mundo que esta última é animal .
Job homem recto que na primeira prova de perdas diz:
Saí nu do ventre de minha mãe, nada levarei quando morrer.
Foi o Senhor quem me deu tudo quanto possuía, por isso Ele tinha o direito de tornar a levar tudo aquilo que lhe pertencia; Que O Senhor seja Louvado)
Em tudo isto Job não pecou, nem atribuiu a Deus culpa alguma do sucedido.
A sociedade sem temor a Deus numa catástrofe, blasfema, acusam-se pessoas, um sem número de processos culpando alguém e esquecendo que o pecado o permite.
Inocentes sofrem danos dos poderosos da terra que não se rendem ao Senhor Todo Poderoso.
È responsabilidade dos crescidos na Fé em Cristo no conhecimento de orar clamar interceder pelos responsáveis e não cairmos na tentação de acusarmos também.
Jesus Diz: Quando ouvirdes de terramotos fomes pestes…levantai os olhos para cima alegrai-vos está perto a vossa redenção) O Senhor sabia que isto aconteceria pelos homens amantes de si mesmos querendo os primeiros lugares de destaque.
Responsabilidade é pessoal.
Job quando se viu a rapar as feridas, lamenta-se diante de Deus e mesmo falou palavras muito tristes como amaldiçoando o dia que nasceu. Depois os três amigos de Job ainda procuravam explicar-lhe a situação onde ele se encontrava da melhor forma mas sem razão, mesmo Eli Faz lhe diz (Job no passado levas-te muitas almas aflitas a confiarem no Senhor e encorajas-te aqueles que estavam fracos, desfalecendo ou que se encontravam caídos no desespero.
No entanto agora quando é sobre ti que a desgraça se abate, estás tu em baixo.
Em tempos como estes não seria a confiança em Deus que te devia dar força?
Não deverias tu crer que Deus ainda se ocupa daqueles que são íntegros ou rectos para com Ele?
Este amigo de Job diz-lhe tanta coisas como querendo dizer que é castigo de Deus e que clama por ajuda mas é castigo de Deus. Este amigo não sabia que era uma prova de Deus e mais os outros amigos Bildade e Zofar procuravam dar-lhe explicações e Job respondia-lhes mas todas as explicações falhadas.
Quando alguém tem certeza que passa prova deve voltar as costas a qualquer acusação ou explicação e ouvir somente a Voz do Soberano Senhor.
Job tem uma expressão muito bonita no capitulo 16 (Tenho ainda uma testemunha no céu da minha inocência e ainda está lá o meu advogado, meus amigos podem troçar de mim mas derramo minhas lágrimas perante Deus, implorando-lhe que me ouça como uma pessoa escuta seu amigo, porque em breve descerei pela estrada pela qual ninguém volta atrás, estou rodeado de trocistas vejo-os por toda a parte mas Tu Senhor impediste-os de compreenderem isto.
OH: não os deixes triunfar. As pessoas honestas ficam espantadas quando me vêem ,mas um dia virá que o inocente será exaltado acima do ímpio, os que teem coração puro tornar-se-ão cada vez mais fortes) ainda o cap.31 diz Que posso eu esperar lá de cima. Não manda Deus desgraça ao perverso e calamidade aos que fazem o mal? Ele vê tudo o que faço cada passo que dou. Se eu tivesse mentido e defraudado; Mas Deus pesa-me em balanças fiéis e sabe que estou inocente)
Estas algumas das palavras sábias de Job que tinha plena consciência que o Senhor estava com ele e que tinha sido homem compassivo para com seus servos, não tinha defraudado nem oprimido, isto o fazia sofrer e descansar no Senhor.
No capítulo 32 em diante os três amigos recusaram continuar a responder a Job e aparece um quarto homem Eliú que se irritou porque Job recusava admitir que tinha pecado e não queria admitir que Deus o castigava com razão. Mas também estava zangado com os três amigos de Job, porque tendo sido incapazes de responder aos seus argumentos, contudo continuavam a condená-lo
O Que diz Eliú a Job
Eliú esperou a esta altura para falar porque os outros eram mais velhos do que ele, então tomou a palavra e com indignação disse:
Eu sou jovem e vocês mais velhos que eu por isso me mantive retirado e calado, sem ousar dizer o que pensava visto que os mais velhos são mais sabedores, mas ao fim e ao cabo, não é a idade que faz as pessoas mais sábias.
Pelo contrário, é o espírito que está no homem o Sopro do Deus Poderoso que o faz inteligente.
Portanto escutem-me e permitam minha opinião. Esperei todo este tempo ouvindo os vossos argumentos e nenhum deles convenceu Job de que é um pecador. Nem conseguiu prová-lo. E não me venham dizer que somente Deus convence o pecador do seu pecado. Se Job tivesse falado comigo nunca lhe teria respondido com esse tipo de lógica.
Vocês estão esgotadas a vossa capacidade de resposta.
Vou dar agora minha resposta.
Estou pronto a rebentar com palavras.
Não serei parcial nem lisonjearei ninguém.
Se eu fosse hábil na lisonja o meu Criador logo me castigaria.
Por favor Job, ouve o que tenho para dizer-te. Direi a verdade com sinceridade. Porque foi o Deus quem me fez o sopro do Deus Poderoso deu-me vida. Não hesites em me responder se puderes. Diante de Deus sou tanto como tu, eu também fui formado do barro. Não precisas de me recear.
Então este homem relembra a Job o que Job falou todo o tempo de sua desgraça
Tu Job disseste e repetis-te várias vezes uma coisa que meus ouvidos captaram claramente: Sou puro, estou inocente, não pequei. Disseste igualmente que Deus está usando contigo um pente fino para te apanhar a mais pequem falta e em consequência considerar-te um inimigo seu.
Ele põe-me os pés no tronco, desses-te tu e observa todos os movimentos que faço.
Pois bem aqui está a minha resposta: Foi aí mesmo que tu pecaste, em falar de Deus dessa maneira. Porque Deus é maior do que os homens. Porque razão contenderias tu com Deus, pelo facto de Ele dar contas do que faz.
Deus dirige-se directamente aos homens e de várias maneiras, mas não atentam no que Ele diz.
Fala por meio de sonhos, em visões de noite, quando as pessoas caem em sono profundo deitadas nos seus leitos. Abre-lhes os ouvidos e dá-lhes instruções e sabedoria, fazendo-as mudar a mente apartando-as da soberba para reter a sua alma de cair no abismo e a sua vida de perecer pela espada. Também os corrige com dores e com males que os afligem sem parar de forma que a pessoa perde o gosto da vida do mundo, perde o apetite até pelos requintados pratos.
Mas se vier um mensageiro do céu um entre os milhares de Deus para interceder por ele como um amigo para lhe mostrar o que é recto, então Deus terá compaixão e dirá ao intercessor – livra-o para que não desça á cova, tenho resgate para ele e o corpo se tornará saudável . quando orar a Deus, Deus o ouvirá e lhe responderá com alegria salvando-o.
A pessoa dirá aos seus amigos – pequei e perverti o direito, mas Deus não me castigou livrou a minha alma de descer á cova.
Assim sei que verei a luz.
Sim Deus faz isso com frequência ao homem, desvia-lhe a alma da perdição para que possa viver na luz da vida.
Escutem-me todos vós Deveríamos saber escolher o que é recto .No entanto deveriamos defenir o que é bom.
Dizem, porque devemos perder tempo agradar a Deus’?
Todo o mundo sabe que Deus não peca. Mas Ele retribui ás pessoas conforme o que fazem .
Não se discute: Deus nunca é mau nem injusto.
Se Ele tem autoridade sobre a terra e dispensa justiça ao mundo.
Se Deus viesse a retirar o Seu Espírito toda a vida desapareceria e a humanidade tornar-se-ia novamente em pó.
Quem ousaria condenar este Deus que diz a reis e nobres; vocês são maus e injustos.
Porque não olha á condição social, nem dá mais atenção ao rico do que ao pobre.
Foi o Criador deles todos. Deus vigia o caminho de cada um vê a todos.
Ele ouve os gritos dos oprimidos.
Não há escuridão suficientemente espessa para esconder os ímpios a Seus Olhos.
Capitulo 36 Eliú diz :
Ainda não acabei defender Deus. Dar-te-ei ilustrações do Meu Criador. Este homem não pára de falar com tanto conhecimento mas procura sempre defender Deus sem acusar Job .
Deus fala com Job desde o capitulo 38 ao capitulo 41
Aqui citamos algumas passagens (é bom meditar os capítulos na Bíblia Sagrada) Deus pergunta: Porque usas tua ignorância para negar minha providência? Agora prepara-te para me responderes se sabes.
Onde estavas tu quando eu fundava a terra? Sabes quem lhe determinou as dimensões e quem lhe fez o plano? Sobre quê estão apoiadas as suas bases e quem foi que assentou sua pedra fundamental? Quem foi que pôs limites aos mares quando eles se agitam e transbordam das suas profundidades?
Alguma vez foste capaz de dizer á luz do dia que se espalhasse sobre as extremidades da terra para pôr fim á maldade da noite? De Onde vem a luz, como a alcanças?
Depois o Senhor faz um numero gigante de perguntas que nós ao analisarmos pergunta por pergunta ficamos mudos, sem palavras.
O Leviatã poderia alguém pescá-lo?
Job responde ao Senhor finalmente e diz; Sei bem que podes todas as coisas e que ninguém se te opõe.
Senhor perguntas quem duvidou da Tua providência Senhor fui eu Falei de coisas que ignorava de que nada sabia, coisas demasiado maravilhosas para minha compreensão.
Mas quero dizer-te; Antes ouvi falar a Teu respeito mas agora foi como se te tivesse visto com os meus próprios olhos, por isso me detesto e me arrependo, ponho-me sobre o pó e a cinza.
Depois Deus repreende os amigos de Job dizendo que não gostou do que eles disseram a Job enquanto que Job falou rectamente.
O Senhor deu instruções aos amigos para levarem animais a Job e Job orará por eles Deus ouvirá a oração de Job em favor deles e o Senhor não os destruirá.
Quando Job orou pelos amigos o Senhor restaurou-lhe os bens e a felicidade. O Senhor tornou a dar-lhe em dobro mais do que ele antes possuía pela sua fidelidade.
Recompensou-o de todas as suas tristezas e provas pelas quais o Senhor o havia feito passar. Antigos amigos vieram trazer-lhe animais dinheiro e um anel em ouro.
Cada um de nós coloque os olhos naquilo que Deus quer fazer com cada um. Deixe Deus fazer Sua própria vontade e viva uma vida agradando a Deus. A Alegria do Senhor é nossa força alegramos o coração de Deus e teremos a força que necessitamos. Na prova Deus luta por nós.