Apocalipse capítulo 20 mostra-nos os inscritos no livro da vida e os livros das obras de cada um.
A Palavra de Deus deverá ter uma meditação feita com profundidade para prosseguirmos. O Livro da Vida é o Livro mais importante diante do Tribunal da Justiça de Deus.
Senão levarmos seriamente após aceitar Cristo, corremos o risco de não valorizar o conhecimento de Deus e o nome de cada um ser riscado no Livro da vida.
É tão fácil seguir a Cristo, somente Ele nos pede Amor. Não pede sacrifícios.
«Amar a Deus com nossa alma coração e nosso entendimento, acima de todas as coisas».
«Amar nosso próximo como a nós mesmos». Estes dois mandamentos ditam nossa maneira de viver. Amar nosso próximo, fazendo-lhes aquilo que gostaríamos que fizessem a nós, sentir-se feliz por o próximo estar bem na vida. Se fizermos o bem de coração ninguém nos pode fazer mal, o Senhor nos guarda e livra do mal.
Se nosso nome se encontra inscrito no livro da vida é porque reconhecemos Jesus Cristo em toda a nossa maneira de viver e de tratar nosso semelhante, despojando-nos de nós mesmos para bem do necessitado.
Existe uma passagem no Evangelho de S. Mateus que nos mostra Jesus dando exemplo: havia uma caixa onde muitos colocavam ofertas mas a oferta valiosa foi aquela em que uma mulher deitou a moeda que tinha enquanto outros colocavam o que lhes sobejava.
Este exemplo é real, existem seres humanos que teem sensibilidade de Deus. Com o pouco salário ajudam o necessitado, enquanto aqueles que ganham quantias acima da média acham que nunca lhes chega nem para ajudar uma necessidade
Jesus sabia o que ia acontecer e deixou diversos exemplos para nos ajudar a caminharmos com Ele no dia-a-dia.
Isto não quer dizer que tenhamos que dar o que temos e ficarmos sem nada, mas existem situações.
Sendo regenerados pelo Espírito Santo de Deus aprendemos como tratar cada situação própria, a Palavra de Deus nos ensina e assim mantemos nosso nome inscrito no livro da vida. Um deslize pode deixar tudo a perder
Será que o nome pode ser riscado do livro?
Apocalipse capítulo 3 «O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida, e confessarei o seu nome diante de Meu Pai e diante de Seus anjos». Se o Senhor não risca do livro da vida ao que vencer, então é que também pode riscar.
Temos uma batalha aqui na terra, o bem e o mal, ao que vencer o mal submetendo-se á vontade de Deus muitas vezes humilhando-se manterá seu nome inscrito no livro da vida.
A ajuda do Espírito Santo nas nossas fraquezas é que nos leva a vencer o mal, pagando o mal com o bem, sem vinganças.
O Senhor nunca nos risca do livro da vida por Sua Vontade. Foi Ele que pagou o preço com o derramamento de Seu Sangue para nos remir de nossos inimigos. Não vamos invalidar esse sacrifício em nossas vidas.
Quando o nome é riscado do Livro da Vida?
Quando nós originamos essa situação, queremos exaltar-nos a nós mesmos querendo sempre subir.
Vemos que Jesus desceu mais baixo para depois subir e seus seguidores despojaram-se da forma engrandecida de viver para se humilharem. Exaltamo-nos quando esbanjamos em coisas secundárias conhecendo necessidades e não compartilhamos, quando nos achamos superiores aos outros…. Vaidade é um sentimento que não deve existir nos corações, não deixe manchar o coração.
O Apóstolo Paulo cita: Sei ter fome e sei ter fartura…… Mas mesmo assim nunca abandonou a missão para o qual foi chamado, Todos aqueles que o Senhor chama nem todos são escolhidos. Existe uma razão! Correm para a Palavra nas aflições despojam-se, mas quando o Senhor abençoa logo abandonam as instruções do Senhor a cada dia «O Senhor tem coisas novas a cada dia» Os escolhidos despojam-se de si mesmos sofrendo as afrontas a falta da compreensão do mundo, mantendo a humildade.
O Exemplo de Jesus lavar os pés aos Seus discípulos, è para nos mostrar o exemplo da humildade, «Assim fazei uns aos outros também» Existem tantas formas de lavar os pés. O exemplo de carregar a Cruz, nos mostra que cada um de nós deve levar sua cruz com paciência, tolerando os mais fracos se é que já estamos fortes . Se já conseguimos suportar as fraquezas de nosso semelhante sem queixumes.
Os rituais abafam a acção do Espírito de Deus em cada ser humano.
O Senhor nos livra da morte e espera que reconheçamos que a vida pertence a Ele, nossa maneira de viver a cada dia, dependemos das instruções Divinas ou do homem?
Se o Espírito do Senhor já se move em nosso ser vamos ficar atentos a Suas instruções.
Em 1ª Epístola de João. Está escrito. Vós que tendes a Unção do Espírito Santo não necessitais que alguém vos ensine.
Se andarmos na Luz como Jesus andou temos comunhão uns com os outros e o amor de Cristo nos constrange.
Se permanecermos na Luz não originamos a que nosso nome seja Riscado do Livro da Vida.
Onde está a Luz? No Salmo 119 está escrito «Lâmpada para meus pés é Tua Palavra Senhor e Luz para meu caminho» Jesus é a Luz, Jesus é a Palavra.
É responsabilidade individual a cada dia mostrar Cristo na nossa maneira de viver, as nossas atitudes de entre ajuda para com nosso semelhante é que revela Cristo ou não.
Não julgarmos a vida ou atitude de outros é muito importante para nosso bem-estar. Se nossa responsabilidade é individual, cada um dará contas de si mesmo e nenhum homem estará ali perante o Trono para defender o melhor amigo.
1º João: «Como podes dizer que amas a Deus a quem não vês se não amas teu amigo a quem vês» estas são as exortações que o Senhor nos deixa a todos nós ser humano.
A meditação da Palavra é que nos firma, nos regenera, faz mudança em nossa forma de viver e nos mantém inscritos no Livro da Vida
Mantenhamos uma boa amizade com Deus, mas para que isso aconteça devemos manter amizade com nosso semelhante, nunca mas nunca mesmo corte uma relação de amizade. Pode não estar presente humanamente mas mantenha amizade que dá saúde á alma e se transporta para o físico, terá a certeza que o nome se mantém escrito no Livro da Vida.
Pode entristecer-se mas nunca fique ofendido. Porque existem divisões de congregações de crenças? O Senhor é quem conhece os corações.
Todos nós, mas todos somos feitos á semelhança do Pai.
Mas o ser humano é como a erva que se seca e se queima. Esta passagem deveria ser meditada com mais profundeza, visualizar a erva como tem um tempo tão viçosa verdejante e passado pouco tempo seca. Esta passagem mostra bem quem somos e como somos.
Mesmo assim não precisamos da misericórdia de Deus a cada dia para nós mesmos?
Necessitamos de implorar misericórdia ardentemente do fundo do coração
O Senhor nos alerta: «Não entristeçais o Meu Espírito»
Quantas vezes se entristece o Espírito? Mesmo quando murmura para si mesmo seu coração seus lábios estão contrariados com algo que não correu pelo melhor que esperava, quando se disponibiliza para fazer algo, faça sempre com amor, se sentir cansado/a, pare e não murmure, Deus abomina a murmuração.
Então murmurar não é somente falar da vida alheia? Não! Murmura-se muitas vezes a sós .
Vamos deixar-nos embalar pelo Santo Espírito de Deus que è Paz e Harmonia. Não deixe um momento de ira de cólera roubar o que de bom O Senhor plantou no seu coração.
Na lei humana ganha o mais arrogante e injusto, mas na lei do Soberano Deus ganha o humilde e submisso.
Nossa guerra não é contra a carne e o sangue, mas sim contra as hostes espirituais da maldade que se encontram nos lugares celestiais.
Se nossa guerra não é contra a carne e o sangue nem contra homem algum, então porque é que fazemos guerra com o ser humano por um bocado de terra?
Por um pão? por uma palavra mal interpretada? Porque não está de acordo com sua opinião.
Vejamos: O corpo de Cristo é formado por membros, você pode ser o pé, outro pode ser o olho, outro o ouvido, todos têem funções diferentes, essa a razão de falta de vigilância e entrar em discórdia. Em 1ª Coríntios capítulo 12 encontramos dons diversificados e dados a cada um como o Senhor achar melhor.
O Senhor é o dador dos dons mas quem Opera é o Espírito, é sempre bom lembrar e avivarmos o conhecimento para que não sejamos negligentes na Obra do Senhor.
Mantemos nosso nome no livro da vida com vigilância examinando nossas atitudes a cada dia diante da Palavra.
Apocalipse capítulo 20 mostra que o que não for achado no livro da vida será lançado no lago.
Muito importante manter o nome inscrito.
O que se encontra inscrito no livro da vida reinará com o Senhor, não sofrerá o tormento eterno.
Somos julgados pela Palavra de Deus.