Quantas vezes alguém lhe perguntou, “Se Deus é um bom Deus, porque permite que a gente esteja doente?” Talvez você tem sofrido duma doença ou duma condição médica e tem clamado a Deus de trazer-lhe a cura – mas aparentemente nada muda-se na sua situação.
A verdade é que Deus não quer que ninguém esteja doente e quer trazer a cura a qualquer pessoa que a busca. Ele é um Deus da vida e alegria eterna. Na Sua presença no Céu não há morte, nem pranto, nem clamor, nem dor (Apocalipse 21:4) e a Árvore da Vida traz a saúde às nações (Apocalipse 22:2). Lemos na Bíblia que Jesus curou todos que vinham a Ele. Ele trouxe o Reino do Céu a todos que queriam o receber.
Então, porquê a terra está tão cheia de sofrimento e doença? Porquê Deus não abole tudo isto simplesmente e garante a saúde e a alegria a todos?
Quando Deus criou o mundo, declarou que era “muito bom” (Gênesis 1:31). Adão e Eva viviam na amizade única e íntima com Deus com a Sua protecção e provisão, tendo acesso à Árvore da Vida. Enquanto obedeciam ao Seu único mandamento eles podiam continuar assim para sempre. Contudo, o seu único acto de desobediência (pecado) separou-os de Deus, e a corrupção entrou no mundo. “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” (Isaías 59:1-2)
Adão não só causou com que vivamos num estado de separação de Deus, mas também virou as costas à autoridade de Deus e, por desobedecia, colocou-se debaixo de autoridade demoniaca: “todo o mundo está no maligno.”(1 João 5:19) Deus traz vida, alegria, saúde, protecção, provisão, prosperidade, mas o diabo traz morte, doença, tristeza, sofrimento, falta e pobreza.
O nosso Deus de amor não podia aguentar de ver a Sua criação a sofrer para sempre debaixo da maldição de pecado e do poder do diabo. Entrou neste mundo em forma humana, Jesus, para derrubar a barreira entre o homem e Deus e para abrir-nos o caminho a voltar ao nosso propósito original: viver eternamente em perfeição e intimidade com Ele. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16) “Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” (1 João 3:8) O Seu propósito foi “para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória.” (Judas 24)
Por derramar o Seu sangue na cruz, Jesus tratou do resultado do nosso pecado. “Em que temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados” (Colossenses 1:14) “E, quando vós estáveis mortos nos pecados… vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, … e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” (Colossenses 2:13-14)
Deus tomou a iniciativa e ofereceu-nos a oportunidade de confiar na obra de Jesus na cruz para nos libertar do poder de pecado e a morte que resulta. Ao momento quando confiámos em Jesus e escolhémos obedecer a Deus, como devia Adão, Deus “nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Colossenses 1:13) A partir daquele momento de entregar a nossa lealdade e vida a Deus, somos libertos do poder do diabo.
Mas já aceitei a oferta de Jesus de salvação por confiar no Seu sangue. Ainda estou doente!
Da mesma maneira como você aplicou a obra de Jesus à sua vida para fugir dos resultados do pecado, também pode aplicar a obra de Jesus para receber a sua cura. “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro (cruz), para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.” (1 Pedro 2:24)
Da maneira igual como recebemos a nossa salvação da condenação por praticar a nossa confiança em Jesus, também podemos receber a nossa cura da doença por confiar que Ele levou em Si as nossas enfermidades. Você pode ser curado tão facilmente como foi salvo! Confie no sangue de Jesus!
O suor de Jesus no Jardim de Getsêmani tornou-se em grandes gotas de sangue quando Ele lutou com a decisão de continuar no caminho de obediência ao Seu Pai no Céu para chegar à cruz. Aquelas gotas de sangue pagaram o preço de nos libertar do domínio de Satanás na área da nossa vontade e decisões.
Umas horas mais tarde os soldados bateram Jesus na cara e arrancaram-lhe a barba. O sangue que Ele derramou pagou para nos libertar do medo de perder a aparência boa na frente dos outros e nos libertou para ligar só na opinião de Deus sobre nós. Satanás não pode mais dominar as nossas emoções!
Quando empurraram a coroa de espinhos na Sua cabeça, o sangue que saiu daquela área à volta do Seu cérebro pagou o preço de curar a nossa mente. Nos libertou do domínio de Satanás sobre a nossa mente e da doença e oppressão psiquiátricas.
Quando os soldados chicotearam-no com 39 golpes, as suas costas foram abertas até aos ossos e o sangue pagou pelas nossas doenças físicas. Agora Satanás não tem mais autoridade de impôr doença e enfermidade no nosso corpo se não lho permitirmos.
Na cruz Jesus morreu fisicamente na morte dum criminoso e os pregos nas Suas mãos e pés pagaram o preço dos nossos crimes contra Deus e a humanidade. Recebémos a cura da nossa enfermidade espiritual. Satanás não mais pode ser a nossa autoridade e o nosso dono.
Em toda área da nossa vida Jesus já venceu e eliminou o poder de Satanás sobre nós.
Por Jesus, Aquele que nos cura, Deus ofereceu-nos o caminho de volta à presença de Deus. Ele acabou não só com o nosso pecado, que nos separou de Deus, mas também com a nossa doença e enfermidade. Podemos voltar à condição que Deus pretendia sempre para nós. Só devemos apropriar-nos do que Jesus já fez para nós – e a nossa cura manifestar-se-há.
Ainda pode haver muita doença e morte visível no mundo à nossa volta, mas por Jesus podemos também experimentar a cura e a vida eterna, se queremos.