O Espírito Santo – Deus em acção

Como é Deus? Um ser super santo, distante, poderoso num trono, com cabelos brancos e compridos? Será que Ele é tão benigno, que tolerará seja o que for, ou que é tão intolerante, que espera esmagar quem sai das normas celestiais?

Jesus mostra-nos como é Deus – mas será que Ele é um mero bebé vulnerável de Natal nos braços de Maria, ou, um cadáver quebrado e sangrento, pendurado numa cruz depois duma vida a ajudar a gente por fazer milagres e ensinar-lhes uma vida esquisita e espiritual de pobreza e abnegação? (Para mais da verdade sobre Jesus veja “Quem é Jesus?” ).

Quem fala-lhe do Espírito Santo quando você pergunta de Deus? Quem sabe descrevê-lo? Qual é o Seu nome verdadeiro? Ele é mesmo Deus, ou somente, uma força de energia divina? Onde está Ele agora? Qual é o Seu papel?

“No princípio criou Deus, os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia e, havia trevas sobre a face do abismo e, o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” (Génesis 1:1-2). O Espírito de Deus, o Espírito Santo, existia antes da criação da dimensão física. Ele é eterno e criador.

Depois, da criação do mundo o Espírito Santo cobriu-o com a sua sombra, antecipando, os próximos actos criadores, quando a luz, a terra, o mar, as plantas, os animais e até os seres humanos seriam criados pela palavra falada de Deus. Ele ficou perto, guardando e preservando o que acabou de materializar, preparado pela próxima acção divina.

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e, soprou em suas narinas o fôlego da vida e, o homem foi feito alma vivente.” (Génesis, 2:7). A palavra hebreia, “ruach” significa “fôlego, vento, espírito”. Quando, Deus criou o homem das moléculas da dimensão física ele não tinha vida até que Deus soprou nele – até que Deus “espiritou” nele. O Espírito de Deus, decidiu entrar na criação física para trazer-lhe a vida. Devemos a nossa própria vida ao Espírito Santo. Somos o produto do Espírito de Deus entrar na dimensão física. O plano original de Deus era que fôssemos, em parte Espírito Santo e, em parte, o produto da Sua criação física, ambos em harmonia perfeita com o próprio Deus.

Mas talvez, o Espírito Santo é uma espécie de força ou energia que vem de Deus? “Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também, é carne” (Génesis 6:3). “Contender”, traduz uma palavra hebreia que significa, “debater, discutir, considerar, julgar, sentenciar”. Uma força de energia pode debater, considerar, julgar? Uma outra tradução deste versículo hebreu diz: “Não viverá o meu Espírito para sempre com o homem…” Uma força ou energia pode viver? O Espírito Santo vive.

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30.) A tristeza é uma emoção humana que fala dum coração ferido, desilusão, tristeza e sensação de perda. Pelo nosso comportamento, podemos ferir Deus! Uma força de energia pode sentir tais emoções pessoais? Além disso, o Espírito Santo selou-nos como a Sua propriedade. Ele reclamou-nos – um conceito jurídico, que nos lembra de Génesis, 6:3.

“Disse então Pedro: “Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo… Não mentiste aos homens, mas a Deus.” (Actos 5:3-4) Você pode mentir a uma força de energia? Não mentimos às pessoas? Pedro esclarece que o Espírito Santo é Deus, que devia ser honrado.

“E, servindo eles ao Senhor e, jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado” (Actos 13:2). O Espírito Santo falou aos seguidores de Jesus em Antioquia. Chamou Barnabé e Saulo (Paulo) à obra missionária. Uma força pode falar ou chamar?

Poucas horas antes de ser preso e morto, Jesus consolou os Seus discípulos: “ Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai e, ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre…Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e, vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14:15, 16, 26) A palavra grega, “outro” significa “outro da mesma qualidade, outro igual”. Jesus prometia de enviar o Espírito Santo como o Seu substituto exacto. Tal como, Deus tinha vindo do Céu para estar com a humanidade na carne em forma de Jesus, assim, Deus viria de novo do Céu para estar com a humanidade em forma do Espírito Santo na carne deles. Jesus tinha sido o Rabi – o professor e, Ele prometia a presença de Deus como o Espírito Santo dentro deles para continuar a ensiná-los.

Jesus chama o Espírito Santo “o Espírito da Verdade” que “vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14:26) “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei-de enviar, aquele Espírito de verdade que procede do Pai, ele, testificará de mim.” (João 15:26) O Espírito Santo, comunica-nos a verdade de Jesus, lembrando-nos das palavras de Jesus e ensinando-nos mais sobre Ele. Ele será uma testemunha divina, testificando-nos sobre Jesus. Ele nos comunicará o que Ele viu e ouviu de Jesus em primeira mão no Céu e na terra.

“Ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e, vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e, vo-lo há de anunciar.” (João 16:13-14) Como Jesus se submeteu ao Seu Pai e, falou somente o que o Seu Pai o mandou falar, assim, o Espírito Santo fará o mesmo. Ele seria o novo comunicador entre Deus e a humanidade.

Você quer experimentar a vida espiritual? Peça ao Espírito Santo de Deus que lhe fale tudo sobre Jesus! Ele cobre-o com a Sua sombra à espera da nova fase, o início do seu caminhar com Deus. Ele já debate e oferece-lhe a salvação por Jesus na cruz. Ele contende com você no assunto da sua posição jurídica na lei celestial. Você pede pela Sua ajuda para receber um veredicto no Céu de “inocente” porque, confia em Jesus de pagar a pena dos seus pecados? Ou você ignora a Sua ajuda jurídica e garante um veredicto “culpado”? Não entristeça o Espírito Santo! Responda-Lhe! Deixe que Ele lhe apresente Jesus e a vida eterna!