Os derradeiros e os primeiros

Jesus dá o exemplo dos primeiros e últimos trabalhadores da Vinha com nossa caminhada no conhecimento da Verdade

Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha.
2 E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha.
3 E, saindo perto da hora terceira, viu outros que estavam ociosos na praça,
4 E disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram.
5 Saindo outra vez, perto da hora sexta e nona, fez o mesmo.
6 E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou- lhes: Por que estais ociosos todo o dia?
7 Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. Diz-lhes ele: Ide vós também para a vinha, e recebereis o que for justo.
8 E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o jornal, começando pelos derradeiros, até aos primeiros.
9 E, chegando os que tinham ido perto da hora undécima, receberam um dinheiro cada um.
10 Vindo, porém, os primeiros, cuidaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um dinheiro cada um.
11 E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família,
12 Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste connosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia.
13 Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro?
14 Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti.
15 Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?
16 Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

« esta parábola dá uma lição a todos nós que andamos despercebidos, muitas vezes na nossa forma de agir e de sentir. Na verdade se eu entrar ao serviço meio dia e outra pessoa estiver no mesmo serviço o dia todo ou vice versa, não devemos olhar ao que o outro recebe pois nós vivemos conforme nosso esforço e nosso trabalho, nunca em função do que fazem os outros.
Este é um ponto essencial para vivermos bem ou não, na realidade quando vivemos olhando a vida de terceiros como exemplo: tenho de obter um carro ou casa melhor ou ainda emprego melhor que o vizinho, então passo a viver uma vida oprimida, nunca estou bem comigo mesmo.
Se olhamos para nossa vida própria e fizermos nosso trabalho com bom intento não importa quanto ganha o colega que faz mais ou menos e ganha o mesmo, então vamos viver uma vida sossegada. Nossa revolta interior transporta connosco falta de paz.
Se olhamos para nossa forma de agir e de viver dentro dos parâmetros Divinos com certeza que somos pacíficos e o maligno não tem porta aberta para roubar essa Paz que vem de Cristo e nos transborda. De onde vêem as doenças as inquietude enfermidades inexplicáveis na medicina ? Vem tudo do coração, as guerras vêem dos corações dos homens que intentam sempre serem superiores aos outros. No meio destas guerras estão os inocentes. Trabalhamos com colegas, vamos ser leais ao compromisso de nós próprios e vamos querer viver uma vida de Paz. Por vezes ouvimos dizer: Preciso de Paz. Que fizemos nós para que essa paz nos acompanhe ou não. Aprendi a analisar as minhas atitudes. Nunca esqueçamos que somos peregrinos nesta terra. Como vamos fazer essa passagem? Estamos a tempo de mudar O Espírito de Deus está a nosso lado para nos ajudar caso lhe pedimos. Há pouco tempo alguém criticou a mudança de casa de um vizinho que por motivos aflitivos teve de mudar. Passado pouco tempo a pessoa que criticou passou uma derradeira aflição que a obrigou a voltar-se para sua própria vida. Este é um circulo que devemos cortar e já. São os sentimentos falaciosos de nossa carne pecaminosa.
Os primeiros serão os últimos e os últimos os primeiros. Podemos só hoje entrar no conhecimento quando sabemos que outros já conhecem as instruções Divinas há mais tempo e os primeiros ainda não dão bons frutos de benignidade, isso não nos preocupa. Preocupa-nos sim como estou eu aos Olhos de Deus que tudo vê, como deixei a Palavra entrar no meu coração para agradar a Deus.
A responsabilidade é pessoal. Não vamos permitir que o maligno nos distraia com conversas infrutivas do bem. Bem a nós próprios e ao vizinho.

Se cumprimos os 2 mandamentos que Deus ordenou que Moisés escrevesse 10. Mas tudo se resume nos dois. Amar a Deus acima de todas as coisas com entendimento, com a alma com todo nosso ser.
E amar o próximo como a nós mesmos. Aquilo que eu quero que me façam eu farei primeiro. Dentro dos primeiros dois cumprem-se os restantes .»

17 E, subindo Jesus a Jerusalém, chamou à parte os seus doze discípulos, e no caminho disse-lhes:
18 Eis que vamos para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e condená-lo-ão à morte.
19 E o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem, e ao terceiro dia ressuscitará.
20 Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido.
21 E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.
22 Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos.
23 E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado.
24 E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos.
25 Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.
26 Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
27 E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.
29 E, saindo eles de Jericó, seguiu-o grande multidão.
30 E eis que dois cegos, assentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!
31 E a multidão os repreendia, para que se calassem; eles, porém, cada vez clamavam mais, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!
32 E Jesus, parando, chamou-os, e disse: Que quereis que vos faça?
33 Disseram-lhe eles: Senhor, que os nossos olhos sejam abertos.
34 Então Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo seus olhos viram; e eles o seguiram

Senhor Jesus abra nossos olhos para que vejam ajude-nos a vivermos nossa vida de acordo com Sua Palavra. Lave nossos corações de todo o sentimento faccioso destrutivo para vivermos uma vida sã de qualidade e de paz. Santo Espírito mova-se em minha vida conceda-me essa Graça bendita, para que eu possa agradar ao Pai. Revista-me de Seu Amor e domínio próprio. Tenha misericórdia de nós perdoe-nos e ajude-nos a perdoar. Resgate-nos das mãos do inimigo e dos sentimentos traiçoeiros, com Cristo seguimos Seja Louvado e Engrandecido seu Nome para sempre .