Para falar aos seres humanos Deus veio em forma de homem (Jesus). Para revelar os mistérios espirituais, Jesus falava dos simples objectos físicos conhecidos a todos nós.
Jesus declarou que Ele é o nosso Bom Pastor. Ele falou a um povo que viam os pastores a trabalhar todos os dias. Eles observavam os pastores a conduzir o rebanho de ovelhas do redil na manhã, ao longo dos caminhos às colinas ou vales onde as ovelhas pudessem encontrar erva para comer, água para beber ou sombra no calor.
Todos sabiam que os pastores podiam reconhecer cada ovelha individualmente e as chamar por nome. Eles viam como os pastores examinavam o corpo da ovelha para tratar das feridas e lesões, viam o cajado do pastor para afastar os inimigos, sabiam das ervas e pomadas para sarar uma ovelha ferida. Os pastores costumavam contar as suas ovelhas para assegurar-se que nenhuma fosse perdida, e de noite eles conduziam as ovelhas para a segurança do redil onde elas podiam encontrar o abrigo. O povo sabia também da diferença entre um pastor assalariado que podia servir os seus próprios interesses à custa das ovelhas e um pastor-dono que sentia uma obrigação e dever para tomar conta das suas ovelhas.
Em João 10:11 Jesus disse: “Eu sou o Bom Pastor”.
Será que os seus discípulos se lembraram do salmo 23?
“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”
Jesus garantirá que terei tudo quanto eu precisar (mas não sempre tudo quanto eu desejar verazmente!). Não preciso de estar preocupado sobre ter o necessário hoje ou amanhã.
“Deitar-me faz em verdes pastos”
Jesus alimentará o meu corpo, a minha alma e o meu espírito. Vou descansar-me e desfrutar da Sua provisão. Ele me levará à alimentação – não precisarei de a buscar.
“Guia-me mansamente a águas tranquilas”
Ele abençoar-me-há com paz e facilitará que eu beba do Seu Espírito Santo (representado por água na Bíblia, por exemplo: João 4:14, João 7:37-39)
“Refrigera a minha alma”
Ele sarará o “eu” verdadeiro das mágoas e levar-me-á ao meu pleno potencial.
“Guia-me pelas veredas da justiça”
Ele não deixará que eu me engane ou desvie na vida, mas dirigir-me-há na direcção certa para o meu destino espiritual no Céu. O caminho que Ele escolha para a minha vida possa parecer estranho aos outros, mas é a escolha dEle para mim pessoalmente.
“Não temeria mal algum, porque tu estás comigo”
Com Jesus ao meu lado, o Filho do Deus Vivo, o Criador do Universo, eu não posso estar mais seguro! Eu escolho de crer ou no medo ou no meu Salvador Jesus.
“Unges a minha cabeça com óleo”
Jesus derrama o Seu Espírito Santo (também representado por azeite/óleo na Bíblia) sobre mim. Ele declara que me aceita e me ama. Ele capacita-me de viver neste mundo como o Seu amigo e membro da Sua família.
Jesus é o Bom Pastor – mas será que eu seja uma boa ovelha? Ele cuidará de mim se eu não estiver no Seu rebanho? Ele cuidará de mim se eu não ligar n’Ele e nos Seus desejos?
João 10:14: “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.” Jesus é o nosso Pastor se escolhermos estar em relacionamento com Ele.
João 10:3-4: “as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às ovelhas, e as traz para fora… as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.”
Jesus conhece o seu nome. Ele chama-o pessoalmente e individualmente. Ele espera que você responda á Sua chamada. Ele guiá-lo-á para a provisão e segurança. Treine em escutá-Lo, para que você possa reconhecer a Sua voz. Você está disposto a confiar n’Ele e segui-Lo?