“Eis aqui o Cordeiro de Deus.” (João 1:36) Que dito tão conhecido por João o Batista quando ele viu Jesus ao Rio Jordão! Será que ele queria dizer que Jesus era fofinho e manso, conduzido facilmente?
De facto, João era um judeu inspirado pelo Espírito Santo de Deus a reconhecer o cumprimento de mais que 2 milénia de preparação espiritual por Deus para a obra de Jesus.
“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João 1:29)
Como entrou pecado ao mundo? Qual foi o efeito daquele momento? E como Jesus o tirou?
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine … sobre toda a terra” (Génesis 1:26) Deus propôs que a humanidade fosse um tipo de representante físico d’Ele no mundo físico. Como Deus, no princípio a humanidade era perfeita e sem pecado.
Quando Adão e Eva transgrediram a única proibição dada por Deus, eles agiram em rebelião contra a Sua santa vontade e causaram uns resultados devastadores a eles próprios e ao resto do mundo. Um acto de teimosia (pecado) trouxe a morte física e espiritual às suas vidas, mais a corrupção ao mundo que Deus criou.
Para prevenir que eles vivessem eternamente nesta condição contaminada, Deus os expulsou do Jardim de Éden onde crescia a Árvore da Vida. Ele continuaria a relacionar-se com eles, mas a intimidade e liberdade que eles tinham desfrutado com Ele eram perdidas e não poderiam ser reganhadas sem um preço terrível. Além disso, eles tinham perdido o seu papel de serem os representantes de Deus, dominando o mundo.
“E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.” (Génesis 3:21) Quando Adão cometeu o seu primeiro pecado, um animal pagou com a sua vida. Simbolicamente, Adão e Eva tinham que ser cobertos. O sangue foi derramado e a cobertura providenciada. Desobediência a Deus foi o pecado, não a nudez.
Quando os seus filhos, Caim e Abel, apresentaram sacrifícios a Deus como sinais de gratidão e obediência, Deus aceitou o sacrifício dum cordeiro mas não aquele do grão. A única oferta que Deus quer aceitar é a oferta da vida, simbolizada pelo derramar de sangue. Não existe nada mais precioso nem significante. Então, um padrão de sacrificar os animais, as ovelhas em particular, foi estabelecido.
Você já pecou contra Deus uma vez na sua vida? Toda a gente tem pecado vezes sem conta. Um só pecado separa-o da presença de Deus, que é santo e perfeito. Ele sabe que você não pode fazer restituição por todas as suas ofensas contra Ele. Ele veio como o Cordeiro de Deus por você, não somente para cobrir pelo seu pecado mas para o abolir completamente e restaurar você ao seu papel como o Seu representante.