Jesus – A ovelha perfeita (3)

A sua relação com Deus é uma questão de vida e de morte!

Adão e Eva, os pais da humanidade, gozaram a vida eterna com Deus até o dia em que eles ganharam a morte e a separação dEle pelo seu acto de desobediência. O castigo imediato pelo seu pecado foi desviado quando Deus os cobriram com peles. Depois, Abraão, o Pai dos Judeus, também viu como Deus providenciou a vida para o seu filho, Isaque, por enviar um carneiro para morrer no seu lugar. Deus quer que nós notemos que Ele começa uma nova fase da história da humanidade com um momento notável de vida e morte, quando uma ovelha (carneiro, cordeiro) morre por um ser humano.

Os Judeus como um povo começaram com Abraão, mas os Judeus como uma Nação Escolhida começaram quando Moises foi enviado por Deus para os libertar da escravidão em Egito. “Porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo.” (Êxodo 19: 5-6) Os Judeus entrariam no seu papel na terra decretado por Deus como uma comunidade dos Seus representantes. Eles viveriam em consagração e obediência a Ele, e agiriam como um interfaz entre Deus e o resto da humanidade. Outra vez, Deus marcaria este momento da História da Salvação com a morte substitutiva dum cordeiro pela vida humana.

Enquanto Faraó, Rei de Egito, se opunha ao mandamento de Deus de libertar os Judeus, Deus demostrava o Seu poder numa série de pragas devastadores. Em cada praga Ele poupou os Judeus para que o Seu poder e escolha fosse evidente. Antes de cada praga nova Faraó teve a opção de obedecer ao mandamento de Deus e evitar a praga.

A última praga foi a mais terrível. “À meia noite eu sairei pelo meio do Egito; e todo o primogênito na terra do Egito morrerá…” (Êxodo 11:4-5) Não obstante, aos Judeus Ele deu instrucções específicas. “…tome cada um para si um cordeiro… um cordeiro para cada família… e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem… E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor… E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.” (Êxodo 12:3, 6-7, 12-13)

Como poderia o pintar com o sangue dum cordeiro nas entradas dos seus lares os defender da morte garantida à meia-noite? Teria o sangue um certo poder mágico? Como no caso de Abraão e Isaque, o poder se encontraria em obediência e confiança.

Deus não prometeu de poupar os Judeus por causa deles serem Judeus. Ele prometeu de passar por cima das casas onde o sangue tinha sido pintado. Se os Judeus tinham contado com meramente a sua descendência biológica, ou com a sua cultura, ou com as suas tradicões, eles não sobreviveriam naquela noite. Em outras palavras, se eles fiavam na sua própria identidade, sabedoria ou poder, eles pereceriam. Eles sobreviveriam por confiar em Deus e no Seu mandamento. Cada Judeu àquela semana tinha que escolher. Os cordeiros davam as suas vidas no lugar dos primogênitos, e o sangue simbolizava a confiança do lar em Deus.

Como Adão e Eva, todos nós enfrentamos o castigo de morte por causa da nossa desobediência diária a Deus. Como Abraão, podemos experimentar que Deus proveerá um substituto por nós quando procuramos obedecê-lo, para que vivamos e não morramos. Como os Judeus em Egito, podemos ser poupados do julgamento e da morte certa se confiarmos no sangue simbólico dum cordeiro sacrificado no nosso lugar.

Deus oferece-nos a vida eterna. Ele providencia o Cordeiro para morrer em substituição. Deus revela o plano e dá-nos as instrucções. Deus permite que nós possamos entrar num novo papel de ser os Seus representantes à humanidade. Você quer confiar nEle? Você quer obececê-Lo? Você quer aceitar o Seu plano para o poupar duma morte eterna garantida e gozar uma vida eterna com Ele? Você quer entrar no seu destino de ser o Seu representante a outros aqui na Terra?

Jesus, o Cordeiro de Deus, veio à Terra para derramar o Seu sangue num acto voluntário de sacrifício na cruz. Se você aceitar o Seu sacrifício por você e confiar no Seu sangue derramado na cruz, Deus o poupará do julgamento e da morte e o libertará da escravidão ao pecado e para a liberdade com Ele. Deus quer começar uma nova fase na sua história pessoal. Você quer agir como um Faraó teimoso, ou como um Judeu obediente? Mesmo é uma questão de vida e de morte.