Jesus – A ovelha perfeita (2)

Com Adão e Eva, criados por Deus para serem administradores perfeitos da Sua criação, vemos como um só acto de desobediência a Deus deixou com que o pecado entrou no mundo e a humanidade perdeu a sua condição perfeita e papel exaltado. Este narrativo é o primeiro relatório na Bíblia das acções dos homens na terra. Desde o início, o pecado humano, a provisão de Deus dum substituto de sangue para nos cobrir e o Seu desejo de continuar a relacionar-Se connosco são o tema estabelecido no Livro de Deus, a Bíblia.

Gerações depois do Adão e Eva, um dos seus descendentes foi escolhido por Deus para ser o pai duma nova nação, os Judeus. Naquele momento crucial da história do mundo, Deus esteve prestes a repetir a mensagem sobre um animal que substituiria por uma vida humana. Deus quis que este tema aparecesse proeminentemente na vida do antepassado de todos os Judeus.

Abraão obedeceu o mandamento extraordinário de Deus de sacrificar os seu “filho da promessa” no Monte Moriá (segundo os especialistas é o sítio onde foi construido mais tarde o Templo de Jerusalém). Ele creu que de qualquer maneira Deus cumpriria a Sua promessa que os seus descendentes vinham do corpo do seu próprio filho. Antes de subir o monte fornecidos com a lenha para o holocausto, Abraão disse: “Eu e o moço… havendo adorado, tornaremos a vós” (os servos). (Génesis 22:5)

Abraão exerceu a sua obediência a Deus e a sua fé que Deus não falharia de cumprir a Suas promessas. Ele sabia como uma vida seria paga pela vida duma ovelha ou dum cordeiro. Ele confiou-se em Deus. “Deus proverá para Si o cordeiro para o holocausto, meu filho.” (Génesis 22:8) Obediência a Deus é adoração.

Deus honrou a fé e obediência de Abraão. Enquanto Isaac ficava deitado e amarrado no altar (com grande exercício da sua própria fé!) e a mão de Abraão segurava a faca no alto pronto para cravar no seu próprio filho milagroso, o anjo de Deus mandou-lhe de não ferir o moço.

“Então, levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato, e foi Abraão, e tomou o carneiro e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: O Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.” (Génesis 22:13,14)

2.000 mil anos antes do início da vida terrestre de Jesus Deus pediu que o Pai dos Judeus sacrificasse o seu filho querido, e, vendo a sua obediência, Ele providenciou um carneiro em substituto. 2.000 anos mais tarde, no mesmo monte, Deus mesmo repetiu o episódio. Foi Ele o Pai amoroso, e foi Jesus o Filho milagroso. Só que esta vez a obediência levou à morte física de Jesus, o Cordeiro de Deus. Representando cada um de nós, Jesus tomou o nosso lugar no momento de sacrifício. Jesus, o Cordeiro de Deus, foi o nosso substituto para salvar as nossas vidas.

O Senhor providenciará! Ele providencia a cobertura de sangue pelo seu pecado. Ele providencia uma saída no seu crise. Ele providencia a maneira para as Suas promessas para você serem cumpridas, até quando parece que não resta nenhuma esperança! Adore-O com obediência e fé!