Poucas pessoas entendem como a Pessoa e Obra de Jesus são illustrados frequentemente por todo o Antigo Testamento. O próprio Jesus disse: “não vim abrogar (a Lei e os Profetas), mas cumprir.” Cumprir significa não acabar com mas ser a expressão mais completa. Jesus operava pessoalmente em todos os papeis e funções de muitas “ajudas audiovisuais” de Deus no Antigo Testamento. O que Deus usava como símbolos físicos no Antigo Testamento, Ele expressou espiritualmente quando andava na Terra em forma do “Deus-Homem” Jesus.
Depois da libertação espantosa da escravidão em Egipto, os judéus viviam 40 anos no deserto antes de entrar na Terra Prometida. Por um milagre quotidiano Deus os alimentava com um novo alimento extraordinário, “maná”, que se encontrava à sua volta no chão cada manhã. “eis que sobre a face do deserto estava uma coisa miúda, redonda, miúda como a geada sobre a terra. E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: “Que é isto?” Porque não sabiam o que era. Disse-lhes pois Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer. E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada”. (Êxodo 16:14-15,35)
Até à altura de Jesus os judéus diziam que Moisés tinha alimentado o povo. “Disseram-lhe (Jesus), pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos e creiamos em ti? Que operas tu? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu. Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.” (João 6:30-33)
Jesus comparou a provisão de pão físico de Deus para os judéus no deserto com a provisão nova e espiritual que Ele incorporou.
Para manterem vivos os seus corpos os judéus tinham que confiar em Deus pela Sua provisão e obeir aos Seus mandamentos. Podiam meter físicamente o “pão do Céu” nos seus corpos.
Jesus explicou que Ele tinha vindo para trazer uma nova dimensão a este milagre. “Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.” (João 6:48-51)
Naturalmente não podemos comer o corpo de Jesus literalmente! Mas pelo facto Ele ser quebrado na cruz podemos aceitar o Seu sacrifício para nós pessoalmente e o “digerir” na nossa vida própria para recebermos a Sua Vida Eterna dentro de nós.
Na Festa dos Pães Ázimos à Páscoa também encontramos Jesus. A levadura simbolisa a corrupção e o pecado porque se espalhe por toda a massa. “E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos…Guardai pois a festa dos pães ázimos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis a este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo….Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra. Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães ázimos.” (Êxodo 12:8, 17, 19, 20)
O pão sem levadura (ázimo) devia comer-se durante 7 dias. No último dia seria usado na Ceia Pascal. Naquela noite os judéus deixariam a sua vida de escravidão muito repentinamente e com pressa.
Jesus é o nosso Cordeiro Pascal – mas também o nosso Pão Pascal! Ele é incorrupto, sem pecado. O Seu corpo na cruz criou aquele momento quando podemos de repente deixar o controle de pecado e de Satanás para entrar na liberdade com Deus.
Deus quer que nós nos lembremos do sacrifício na Cruz e de “comer” o Pão Celestial, que pode ser o nosso dieta espiritual para nos levar à vida e à liberdade. De facto, tal como o povo não podia pertencer ao Povo de Deus fisicamente sem obedecer ao mandamento de comer só pães sem levadura, assim nós não podemos pertencer ao Povo de Deus espiritualmente sem “comer e digerir” o Ázimo/Pão Espiritual, Jesus.
Você quer experimentar a liberdade espiritual? Quer ser sustentado pela Vida do Céu? Quer pertencer ao Povo de Deus?
Olhe o sacrifício de Jesus na cruz. Aceite-o dentro do seu coração. Dê-Lhe graças que Ele morreu no seu lugar. Peça-O de entrar e habitar dentro de você para lhe trazer vida e sustento espiritual. Quando você faz assim, você tornar-se-há parte do Povo de Deus. Continue a alimentar-se com Jesus todos os dias. Coma a Sua palavra, a Bíblia. Pratique a Sua presença no seu interior. Sintonize-se com o Pão do Céu que habita você, e comece a alimentar outros com o Alimento que você recebe.