O que é que você faz primeiro quando você acorda de repente na noite? Provavelmente você estende a mão para acender a luz. Quer sentir-se mais acordado? Sente-se mais seguro na luz? Talvez precisa de deixar a cama e tem medo de bater nos móveis quando anda no quarto? Instintivamente queremos experimentar a luz.
Na Bíblia a luz é um símbolo potente da presença de Deus. Sabemos que Ele habita na luz: “Rei dos reis e Senhor dos senhores; aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível” (1 Timóteo 6:16)
De facto, a luz é a primeira coisa criada por Deus, mesmo antes que Ele criou o sol, a lua e as estrelas (Gênesis 1), e no mundo que vem, “E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina” (Apocalipse 22:5)
Deus quer que nós entendamos que a luz é algo bem diferente do que as fontes usuais da luz adorados muitas vezes em outras religiões. Aqueles que adoram o sol, a lua ou as estrelas confiam em objectos criados que um dia cessarão de existir. “Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra” (Isaías 65:17) e “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram” (Apocalipse 21:1). De facto, a astrologia é condenada por Deus na Bíblia: “levantem-se pois agora os agoureiros dos céus, os que contemplavam os astros, os prognosticadores das luas novas, e salvem-te do que há de vir sobre ti.” (Isaías 47:13) “Entre ti não se achará … adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro” (Deuteronómio 18:10-11) Ele quer que nos viremos não às estrelas criadas mas à Luz verdadeira, o nosso Criador, que nos mostrará como viver e que fazer se nós Lho pedirmos.
‘Tá bem, Deus está lá no céu, mas eu estou aqui na terra. Preciso de luz agora mesmo neste mundo escuro em desordem!
As boas notícias são que Deus não só sabe que você precisa de luz, mas Ele próprio entrou neste mundo para lhe trazer luz.
João começa a sua mensagem sobre Jesus assim: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam…. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo….E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1-5, 9, 14) (glória no hebreu “sh’khinah”: luz brilhante da presença de Deus)
“O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.” (Isaías 9:2) Jesus iniciou o Seu ministério na terra como realização desta profecia (Mateus 4:14-16) Enquanto Jesus andava no nosso meio, Ele trouxe luz às vidas humanas: ensino claro, estilo de vida puro, a presença vencedora de Deus para enfrentar os problemas muito reais da gente, e pela Sua morte na cruz nos libertou do domínio de Satanás.
Não era a primeira vez que Deus “andou” na terra entre o Seu povo como luz. “E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.” (Êxodo 13:21) Deus quer guiar você seguro neste mundo hostil.
Também, Ele facilitou aos sacerdotes no Tabernáculo, e mais tarde no Templo, a oferecer sacrifícios na escuridão do Lugar Santo por mandá-los colocar um candelabro de ouro puro que iluminasse perpetuamente por azeite consagrado.
No Templo Jesus anunciou à multidão: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:12) Tal como os sacerdotes não podiam adorar a Deus devidamente sem a luz do candelabro santo, assim não podemos adorar a Deus sem a presença de Jesus. Se tentarmos adorar a Deus sem Jesus, usando os nossos próprios entendimento e meios humanos, adoraremos em trevas – e, sem duvida, estragaremos tudo!
Jesus traz-nos a vida e a luz espiritual de Deus. Ele mostra-nos a glória e a presença de Deus. Ele vence as trevas do mal, da confusão e do pecado. A Sua presença é essencial para dar adoração verdadeira a Deus. Ele revela os mistérios de Deus e apaga o nosso medo.
Jesus anunciou: “Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” (João 12:46)
Jesus tem planos para você! Ele quer que você confie nEle e O convidar a viver dentro de você para que você também se torne em lâmpada de Deus àqueles que o rodeiam neste mundo escuro. “Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz,” (João 12:36) “Vós sois a luz do mundo… assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:14, 16)
Mas Jesus não falava só aos Judeus em Israel? No dia quando os Seus pais O apresentaram como bebé a Deus no Templo, um profeta o segurou nos seus braços e declarou: “Pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos; luz para iluminar as nações e para glória de teu povo Israel” (Lucas 2:30-32) (salvação em hebreu: yeshu’ah, o nome original de Jesus). Jesus, a Luz do Mundo, é para toda a gente.
Deus, que é Luz e Vida eterna, escolheu revelar-Se a você pelo Seu Filho Jesus, para que você abandone as trevas e O convide habitar dentre de você. Pois, você resplandecerá com a Sua Luz e Vida ao mundo em trevas à sua volta e trará glória a Ele. Você andará por perigo escuro em segurança e salvo, e quando você deixará este mundo físico, você habitará eternamente na Luz da Sua Presença.
Você quer acender a luz agora?