Como você reagia se visse alguém depois de fazer um cacho de uvas artificiais o atar ou colar com cuidado a uma videira viva na horta? Ou talvez comprar uma maçã de plástico e a atar a uma macieira viva? Você ria? Você achava que ele produzia uma espécie de arte moderna? Perguntava-se se ele não era louco?
Você já conheceu pessoas que têm um respeito profundo por Deus mas andam carregadas da ideia que devem de qualquer maneira “cumprir” muitas “boas obras” para mostrar que fazem parte do povo de Deus ou ganhar aceitação de Deus? Aos extremos, eles abandonam o estilo de vida normal da sua sociedade e se negam as experiências do dia-em-dia para se sentirem mais dedicados a Deus e ao Seu serviço.
É verdade que Jesus quer que nós produçamos muito “fruto” na nossa vida espiritual, e em João 15 Ele explica como isto se faz.
Ele ensina que Ele é a videira verdadeira (v.1) mas em versículo 2 Ele continua a dizer que nós somos varas daquela videira. Imediatamente Jesus mostra que devemos ser parte dEle e não viver separados dEle. Ele fala de como o Seu Pai limpará toda a vara que não dá fruto. Ele não diz que o Seu Pai colará com cuidado fruto em nós! Nem que devemos fazer uvas artificiais e as atar em nós e à videira!
É possível ter uma videira sem varas? No inverno depois do lavrador limpar todas as varas vê-se um tronco corto e nu que sai do solo. Em Isaías 11 Deus dá uma profecia sobre Jesus: brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raizes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor… v.10, E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios”.
Quando Deus iniciou o Seu plano maravilhoso de salvação para a humanidade, Ele começou com um só “tronco”, a lineagem real dos Judeus, e causou que Jesus, descendente de Jessé (pai do Rei David) crescesse dele como a videira.
O que era a seiva que fluia pelas “veias” da videira? De onde vinham a vida e o crescimento da videira? Água flua para dentro da videira e torna-se em seiva, e até enche as uvas de sumo na altura certa.
Na Bíblia água é uma das representações físicas do Espírito Santo de Deus. Sabemos que depois de Jesus ser baptisado em água, o Espírito Santo desceu sobre Ele e transformou a Sua vida para que Ele pudesse fazer os milagres e disfrutar da companhia do Seu Pai intimamente em oração.
Sem água a videira não pode crescer. Enquanto Jesus passava horas cada dia em “beber” da presença do Espírito Santo, Ele podia chamar os discípulos para O seguir, operar com ciência sobrenatural, curar, tomar autoridade sobre os demónios, ensinar com autoridade espiritual, e até levantar os mortos. Nos evangélios lemos do fruto de Jesus quando Ele vivia num corpo físico.
Na primavera quando o sol aquece a videira e a chuva a rega, a videira extende a sua presença para onde puder, combinando a luz com a água para formar novo crescimento. Logo as varas extendem-se, dando flores que logo começam a mostrar o início das uvas. Se o fluir da seiva estiver interrompido a vara começará a murchar e morrer, o fruto não desenvolver-se-á e o lavrador terá que cortar a vara para limpar a videira.
Jesus chama-nos para sermos parte dEle, extensões da Sua natureza ao mundo à nossa volta. Ele providencia-nos do fluir do Seu Espírito Santo para dentro de nós para que possamos crescer com vida espiritual e na altura certa produzir fruto.
Logo que Jesus foi levantado da morte Ele visitou os Seus discípulos para iniciar a sua vida espiritual. João 20:21 Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.”
Falando a uma estrangeira, ritualmente impura, em João 4:10 Jesus disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” V.14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.”
Na Festa judea dos Tabernáculos (Succot) Jesus declarou: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre, e isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem” (João 7:38,39)
Se você quiser produzir fruto para Deus (João 15:2), antes de mais nada você necessita de fazer parte de Jesus na Terra, parte da Videira, bebendo do Espírito Santo que lhe trará vida e causar que você cresça e produza fruto naturalmente sem esforço e artificialidade.
Então, porque a gente planta videiras? Evidentemente, eles querem o fruto, pois a madeira não presta para nada, nem carpintaria nem queimar. E querem o fruto em primeiro lugar para fazer vinho, que lhes dará alegria e descanso, celebração e até saúde, se for bebido em moderação.
Enquanto a água flue ao fruto em desenvolvimento e torna-se em sumo do fruto, tomará uma nova cor se forem uvas roxas. O primeiro milagre de Jesus foi às bodas de Caná (João 2) quando Ele transformou a água ao vinho para uma celebração.
Na Bíblia o vinho é também um símbolo do Espírito Santo e do sangue de Jesus. Não se assuste se o seu fruto espiritual for acompanhado por sacrifício, morte, pisar e zombar. Quando Jesus, a Videira, amadureceu no Seu corpo físico na Terra, o Seu fruto mais permanente e memorável foi a nossa salvação que emergeu pelo Seu sofrimento e morte na cruz, zombado e atormentado.
Quando as uvas são colhidos e pisados, o líquido que flue deles dará o vinho para o qual a videira foi plantada e trará gozo àqueles que o bebem. Será que a videira recusa de crescer, sabendo do destino das uvas? E as uvas, elas resmungam e pulam para fora da prensa? A videira acha que o vinho é para os seu benefício próprio?
Jesus disse (João 15:5): “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” Jesus espera que nós sejamos parte dEle, de tirar a nossa vida dEle, de ser as Suas extensões e de deixar o Seu Espírito Santo fluir dentro de nós para produzirmos fruto para o benefício dos outros.
Você quer dar fruto espiritual? Una-se com Jesus! Deixe que a Sua vida e o Seu Espírito causem que você cresça e produza o fruto naturalmente! E aceite o pisar do seu fruto para dar o vinho para o qual você cresce, sabendo que este trará gozo àqueles que o bebam. É assim que você cumpre o seu propósito espiritual com Deus.