Esta passagem bíblica tem explicação no final. Aconselhamos a meditar em cada parágrafo, numa segunda leitura como, por exemplo, naquele que diz; reconcilia-te com teu adversário para que te não entregue na prisão;
O que é a prisão? Sim, Jesus faz comparação. Quantas pessoas vivem aprisionadas nos pés, nas costas, no serviço, nos negócios? São os laços do maligno. Todo o mal vem do coração e das sentenças lançadas de boca com sentimento grave. Um dia tive uma visão: o Espírito do Senhor mostrou-me hospitais e pessoas deitadas no leito presas com cadeias, foi horrível. Depois falou-me: tudo o que vês são pessoas que estão aprisionadas pelo maligno, não perdoaram, não toleraram o erro humano. Hoje, após vermos tantas notícias, doenças com nomes novos, achamos normal? Que se está a passar? Um dia perguntaram a um povo: quem quereis que seja preso, Jesus ou Barrabás, o homicida? O povo respondeu: Jesus. Entregaram Jesus até à morte mas, para Glória de Deus, Jesus Vive e, nós queremos ter essa vida livre porque, se entregou por nós para nos livrar e salvar. Nossa missão tem de ser cumprida. Conhecimento da Palavra e clamor, morrendo para nossos deleites para nosso ego e, começarmos a repor a saúde e a paz verdadeira em cada coração com mansidão e compreensão. Respeitar a vontade própria de nosso semelhante sem imposição ou possessão. Deus a todos julga.
S. Mateus, CAP 5,
1 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
13 Vós sois o sal da terra e, se o sal for insípido, com que se há-de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e, ser pisado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo, não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador e, dá luz a todos que estão na casa.
16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja e, assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum, entrareis no reino dos céus.
21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás, mas qualquer que matar será réu de juízo.
22 Eu, porém, vos digo, que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo e, qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e, aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24 Deixa ali diante do altar a tua oferta e, vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz e, o juiz te entregue ao oficial e, te encerrem na prisão.
26 Em verdade te digo, que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
29 Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
30 E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca, do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
31 Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
32 Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério e, qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.
34 Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis, nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
35 Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
36 Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho e, dente por dente.
39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau, mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
40 E, ao que quiser pleitear contigo e, tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele, duas.
42 Dá a quem te pedir e, não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e, odiarás o teu inimigo.
44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e, orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus.
45 Porque, faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e, a chuva desça sobre justos e injustos.
46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Já temos capacidade para obedecer a esta palavra? Se ainda não temos é porque não nos mergulhamos nas profundezas de Deus. Um certo dia, falei com o nosso amigo e companheiro Espírito Santo e pedi, sentindo no meu coração essa capacidade de Deus. Eu pedia, por favor ajude-me a amar meus inimigos, ajude-me a compreender e ser compreendido: Parecia que tudo se voltava ao contrário do que eu pedia. Achei que se eu pedisse aconteceria instantaneamente, mas, Deus nos conhece melhor que nós mesmos. Quando eu achava que tinha conseguido, assim que, me tocassem naquela ferida no sentimento a minha reacção voltava à velha natureza. De seguida, aprofundei mais conhecimento e algo me tocou está escrito, (o homem colhe o que semeia, semeia intolerância é isso que colhe, semeia contenda com mexerico é isso que recebe, sente inveja, ciúme no coração é isso que recebe. Dá compreensão, amor, ajuda, é isso que recebe. Foi difícil, mas, se a Palavra entrar em nosso coração, meditarmos dia e noite, o Espírito de deus aí está para nos ajudar.
Se Deus ama maus e bons, quem somos nós para escolher, mas existe diferença. Não pactuamos com os maus e os amamos, mas, nossos pés correm para o caminho do bem e do amor. O Senhor diz-nos; Dá-me filho Meu o teu coração, eu cuidarei de ti. Não posso entregar coração sujo com maus intentos. A Palavra de Deus vos lava, são palavras de Jesus.
Este ensino, de certo está a trabalhar, limpando manchas no coração e o Espírito de Deus entra nesse aposento limpinho e concede seu favor.
Em casa recebemos uma visita, temos então, cuidado com a arrumação e limpeza da casa para recebermos visita tão importante. Hoje, limpamos nossa casa, o coração e não vamos deixar contaminar com más intenções, maus costumes, más conversões, não vamos corromper o altar de Deus, o coração. Não esperamos que nos falem bem, mas esperamos os que conhecem a sã doutrina, tomarmos a iniciativa para alcançarmos as promessas de Deus e, os que ainda estão no mundo das trevas vejam Cristo e a Sua Luz em nós através, de nossas acções feitas com o sentido do verdadeiro Amor.